sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Como feijão e arroz... EU = Arroz


Tem hora que a gente se pergunta

Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

"A gente fica meio... meio desencontrado do que a gente é... né?... se abusá não dá nem tempo de aprendê as coisa..."



Como arroz e feijão,
é feita de grão em grão
Nossa felicidade
Como arroz e feijão
A perfeita combinação
Soma de duas metades
Como feijão e arroz
que só se encontram depois de abandonar a embalagem
Mas como entender que os dois
Por serem feijão e arroz
Se encontram só de passagem
Me jogo da panela
Pra nela eu me perder
Me sirvo a vontade, que vontade de te ver
O dia do prato chegou é quando eu encontro você
Nem me lembro o que foi diferente!
Mas assim como veio acabou e quando eu penso em você
Choro café e você chora leite
Choro café e você chora leite




Do Luto à LUTA!


A descoberta?! A vida é uma constante.

Bom nesses últimos tempos eu tenho aprendido bastante à duro tombos, mas superado e aprendido. A gente começa a se descobrir: novamente. Percebe que pelo próprio movimento da vida, das pessoas à nossa volta, vamos perdendo nossa subjetividade... Tem até uma frase que diz que: "Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." E é nesse deixar e levar que acabam por levar parte de nossa identidade, começamos então a perceber que estamos perdendo o nosso jeito, a nossa marca, a nossa diferenciação do outro. Nos olhamos no espelho e ali encontramos marcas, nas quais não tínhamos ou se tínhamos não davamos importância. E assim, superamos, continuamos a trajetória da vida, saltitando? Quem sabe! Mas dando passos, um atrás do outro, linearmente, formando ciclos, ciclos de passadas e histórias de vida.

'A vida humana é uma contante experiência de travessia. Estamos em êxodos contínuos, em processos de deslocamentos intermináveis, porque, enquanto estivermos vivos seremos convidados para o movimento que nos proporciona a superação de estágios, condições e atitudes.'

Passamos por longas batalhas, já nascemos de uma dura jornada, superamos os nove meses encolhidinhos no útero de nossa mãe, e quando sentimos que estavamos no LIMITE, nos expulsamos de lá de dentro; para viver nossa vida aqui fora.

E esse fora nos revela coisas surpreendentes, tanto boas quanto ruins. Um dia a gente vence, no outro perdemos, empatamos e blá blá blá.

Mas... O processo da vida esta embutido à duras conquistas, no livro do Pe. Fábio de Melo [esqueci o nome] ele descreve uma coisa super importante: "As Alegrias costumam ser preparadas no silêncio das duras esperas. Não é justo que o ser humano passe pelas experiências de calvários sem que delas nasçam experiências de ressureições." Esta ai a chave da vida, a chave da felicidade, da misericórdia, do perdão... Se quer conseguir algo, precisa CRER e acima de TUDO esperar, é no silêncio que Deus se revela, é no silêncio que nos encontramos, é neste mesmo silêncio que nos descobrimos e começamos a ouvir a 'nossa' voz do interior. Logo, não dá pra crescer querendo as resoluções no nosso tempo, querendo que a nossa vontade prevaleça, que o nosso egoísmo se ímpere novamente... e novamente VOCÊ quebre a cara.

E tais experiências sejam elas duras ou não, nos ressuscitam, nos dão nova vida, nos faz crer que se hoje está bom, amanhã tende a ser melhor que hoje.

Cada um sabe de si, e sabe também quantos cativeiros criamos ao longo da vida, quantas pessoas passam por nossa vida e ao invés devolvermos-as à sequestramos ou se não é com elas é com nossa alma, que delimitamos a conquistar coisas maravilhosas por puro Orgulho, puro desvaneio, puro assombro. E o Senhor do Tempo, sabe de tudo. E esta provendo para que no futuro você possa desfrutar da Plenitude do Senhor.

O que eu sou e ainda serei, são verbos que se conjugam sob áurea de um mistério fascinante. Eu me recebo de Deus e a Ele me devolvo. Movimento que não termina, por que terminar é o mesmo que deixar de ser. Eu sou o que sou na medida em que me permito ser. E quando não sou é porque o ser eu não soube escolher. E quando não sabemos escolher, permitimos que a sombra negra no assombre, alinha nossa visão, cega nossos olhos, e por algum tempo até nos encontrar seremos felizes contidos. Digo contidos, pelo próprio fato de se ter a felicidade dentro de nós e não a deixarmos fluir. Você faz as suas escolhas e as suas escolhas fazem você!

Não se limite, não se proiba, VIVA... corra o risco, se arrepender-se das escolhas que fez, sempre é tempo pra recomeçar, junto, sozinho, solitário, humanitário, sei lá... mas recomece. Não deixe que te coloquem medo. O MEDO não te pertence, e sentir medo é o mesmo que atribuir autoridade a alguém, temer é o mesmo que permitir que algo o assombre constantemente; o medo dos priva da inteligência... nos priva de nós mesmo e de sermos felizes.

Pense, reflita e aja! Quando isso não resolver, reelabore o mesmo ciclo novamente e pense de novo, reflita mais uma vez e aja com toda a força; peça Discernimento à Deus, deixe Ele usar da obra que criou, deixe Ele o revelar as outras pessoas que precisam de misericórdia, seja essa misericórdia na palavra amiga, no carinho de um irmão, no entendimento do ser o que o outro esta sendo. Não se feche, chore, ria, pule, brinque, desfrute das coisas boas que há no mundo, conheça novas pessoas e dê mais valor as já conhecidas... Ligue-telefone... e continue sempre lutando.

Lutos, sempre virão. E você deve vivê-los: chorar, arrancar os cabelos, ficar com raiva de você, pensar, pensar, pensar... Mas depois de eleborar o Luto é hora de vencer, pois a guerra não terminou, você apenas venceu um grande obstáculo: Você [reconheceu que dessa vez alguma coisa deu errado], mas você tem a oportunidade de mudar, então tire a armadura, coloque a roupa mais confortável e saia, vá a luta... você precisa se divertir, rolar no barro, nascer de novo, arrancar as malícias que costumamos ganhar ao viver nesse mundo, percendo a infantilidade de ser criança, e não de ser infantil, mas simplesmente de ser FELIZ!!!! Todo mundo pode. E como diria meu """colega"""rs Tudo que precisamos esta dentro de nós. Descubra-os e abuse e use. cia