sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Finalizando o Dia... Purificação




Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.

Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.

Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.

Spinoza escreveu: “Percebi que todas as coisas que temia e receava só continham algo de bom ou de mau na medida em que o ânimo se deixava afetar por elas”. O filósofo tem razão. A alegria ou a tristeza só poderão continuar dentro de nós à medida que nos deixamos afetar por suas causas. É questão de escolha. Dura, eu sei. Difícil, reconheço. Mas ninguém nos prometeu que seria fácil.


...Bio adorei a Foto.

À todos meus amigos

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói.

É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe... Que vem para o seu lado quando você está sozinho e nunca nega um sentimento sincero.

Ser amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais. Que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto.


**Só a amizade tem o poder de tornar a vida mais leve e significativa**


Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.

No Início


[...]

Inicio este post com um email de uma
amiga que recebi hoje pela manhã:

...
Não preciso dizer nada diante destas palavras.
Você mais me diz coisas que me fazem refletir do que eu digo algo que te pudesse ajudar (no que quer que fosse).
Mas fico feliz em ver que esta caminhando e bem!!!
Deus a conserve assim!
Beijos


Assim me encontro, descobrindo, vivendo, reconhecendo-me com EU mesma, como eu sou e ademais além de toda e qualquer possibilidade de me conhecer.
Equilíbro-me no trilho da vida, ao sinal lá na frente ele esta partindo, levando as lembranças das quais não me pertencem mais, guardadas estás no último vagão, o mais próximo de minha saudade. O mais próximo de minha proximidade, de mim mesma. Além.


[...]